REDES SOCIAIS

A ideia de rede social começou a ser utilizada no início do século XX como forma de identificar as relações complexas entre os vários elementos de um sistema social nas suas diferentes dimensões.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.

As Redes Sociais na atualidade

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem, como consequência, uma revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas se comunicam com os consumidores. Devido a este fenômeno, as marcas, nas mais diversas áreas de negócio, estão a perceber-se de que as técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes e mais dispendiosas,isto porque a segmentação no marketing "tradicional" é muito menos eficaz e a medição do impacto não é imediata, o que acontece com o marketing digital e, principalmente, com o marketing das redes sociais.

O controle na mão do Consumidor

As marcas já não conseguem controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais. O consumidor assumiu o controle e é participativo em todo o processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto de as marcas terem que apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e necessidades dos consumidores de forma a terem "permissão" para falar com eles. Este fenômeno está diretamente ligado a um conceito emergente no marketing e comunicação: a mídia conquistada.

Qual a Rede Social ideal para ser utilizada no Marketing de Divulgação dos negócios? Devo participar de uma ou mais Redes Sociais?

A seleção da Rede Social ideal para seus negócios deverá ser feita baseada no número de usuários, ou na que mais cresce? A resposta é que devemos utilizar ambos os fatores, verificando qual Rede Social possui perfil para o tipo de informações e negócios que pretendemos divulgar. Se bem utilizadas, as Redes sociais farão o papel de marketing e divulgação, com grande eficiência. De nada adiantará escolher uma Rede Social com 500 Milhões de usuários, se as informações que serão divulgadas não estão de acordo com o perfil desta rede. Divulgar produtos ou serviços com foco em pessoas com mais de 50 anos não terá sucesso se esta divulgação for realizada em Rede Social com perfil de usuários jovens. Cada Rede Social possui suas próprias características, ao longo do tempo você terá a visão de como cada uma delas respondem as suas divulgações e necessidades. Concentre seus esforços nas Redes Sociais que mais se adaptaram as suas necessidades, deixando as outras ativas, porém com menor grau de participação. Participe sempre, a Internet é o Maior Meio de Marketing e Divulgação de todos os tempos. Se utilizada corretamente, trará ótimos retornos e resultados. “Redes Sociais: Poderosa Ferramenta de Marketing e Divulgação” Utilize as Redes Sociais, seja um usuário ativo e você ficará surpreso no retorno proporcionado.


Marketing Interativo

As redes sociais criaram uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento entre as empresas e os seus clientes, o marketing nas redes sociais é mais pessoal e interativo do que qualquer outro meio, no entanto é também necessário ter em atenção de que estas novas ferramentas que surgem todos os dias são cada vez mais complexas e de difícil entendimento para o utilizador mais comum.

Interatividade

Clientes gostam de serem ouvidos. Portanto, a partir de hoje, busque saber a opinião deles sobre assuntos que você posta em sua Rede Social. Crie um engajamento sincero e mantenha um dialógo aberto com seus seguidores e você verá que seu conteúdo chamará muito mais a atenção do seu público.

Fidelização

Uma gestão de marketing nas redes sociais exige o estudo e conhecimento de outras áreas como as comunidades virtuais e as conexões. O marketing e a comunicação atravessam, um caminho que se pauta pela existência de diversificados canais de comunicação, com duas vias, através dos quais as marcas dialogam com os seus consumidores e vice-versa. As redes sociais online apresentam-se atualmente como uma plataforma de interação com clientes e potenciais clientes, promovendo a fidelização.