CROWDFUNDING

FINANCIAMENTO COLETIVO"

A Famosa "Vaquinha Virtual"

O termo crowdfunding vem do inglês e significa financiamento pela multidão. A prática, que é uma evolução da boa e velha vaquinha, agora mediada pelas ferramentas digitais, começou a tomar forma em 2005 e ganhou escala a partir de 2009, com o lançamento nos EUA. No Brasil, fincou raízes em 2011, ano em que tivemos uma safra de plataformas pioneiras.

Por aqui, o crowdfunding apareceu como uma possibilidade fresca para financiamento independente: de repente, grupos de ativistas e outros aficcionados da cultura digital conseguiriam levantar dinheiro não vinculado a empresas ou ao Estado, sem rabo preso com interesses alheios, e assim parecia que seus sonhos se tornariam realidade.

O crowdfunding viabiliza projetos por meio de plataformas online. Sabe aquele seu projeto que todos seus amigos acham incrível, mas você não consegue tirá-lo do papel? Se for por falta de dinheiro, considere o crowfunding. Barack Obama usou o crowdfunding para arrecadar fundos para sua primeira campanha à presidência da república dos EUA, em 2008. Desde então o financiamento coletivo, como o termo é conhecido por aqui, tem sido cada vez mais usado por pessoas, física ou jurídica, para alavancar projetos diversos. O modelo tem sido muito usado para projetos de artistas, cientistas, jornalismo cidadão, start ups e filantropia. Em um lançamento de disco, por exemplo, o doador pode receber o trabalho autografado pelo artista. O financiamento coletivo adquiriu força com a internet, mas o seu uso é antigo, principalmente em ações filantrópicas, como as do concerto Live Aid, Teleton e Criança Esperança.

Quer saber mais sobre o que é crowdfunding?

Crowdfunding é o simples ato de arrecadar dinheiro na internet para projetos de: filantropia , ONGs, cultura, atletas, ativismo, games, pequenos negócios, entre outros. Será que crowdfunding é bom pra você? Bom, é facil saber! Você tem um sonho? Você tem uma ideia? Um projeto que pode mudar a sua vida? E também a vida daqueles ao seu redor ? Mas, você não tem dinheiro, meios, fins? Então, crowdfunding é sim para você!

Realize os seus sonhos, tire seus projetos do papel. O que você está esperando? Mais de 13 bilhões de reais arrecadados no mundo com crowdfunding para projetos alucinantes. Está na hora de lançar o seu!

De carona no sucesso de iniciativas estrangeiras, empreendedores brasileiros estão se aventurando no crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas.

Como Funciona ???

O mecanismo é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme ou um livro, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os administradores da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5 a 10%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta - em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.

Uma das referência mais importantes em crowdfunding, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.


Geração de Investimentos

Quantas idéias inovadoras de negócios não morrem antes mesmo de nascer, não é mesmo? A grande maioria delas sofre sempre do mesmo mal: falta de investimento. Ainda mais em tempos difíceis de recessão e crises econômicas, está cada vez mais difícil conseguir capital para financiar grandes negócios. E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para a geração de investimentos: o Crowdfunding.

Mercados

O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.

Seja para tirar uma ideia do papel ou para investir em uma ideia que você acredita, o crowdfunding chegou para mostrar o poder do que é coletivo.

Solução Econômica

O crowdfunding pode ser a solução para a economia de um país. É claro que sempre precisaremos de políticas governamentais de incentivo à iniciativa privada, mas o financiamento coletivo já provou ser uma solução alternativa e eficiente para pequenos empresários darem o passo inicial em direção à realização de um sonho. Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.

Então, para você que ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, entre em contato, faça uma consulta...